Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Objetivos do Milênio


Em setembro do ano 2000, durante a Cúpula do Milênio, 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) analisaram os maiores problemas mundiais e firmaram um pacto que ficou conhecido como a Declaração do Milênio. Trata-se de um compromisso universal com a erradicação da pobreza e com a sustentabilidade do Planeta, traduzido em oito metas– os 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamadas também de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – a serem alcançadas pelas nações até o ano de 2015.
Em resumo, os ODM pautam-se na ideia de que, juntos, podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país e o nosso mundo, transformando-os em lugares mais justos, solidários e melhores de se viver. Todos os oito objetivos, afinal, preveem resultados e indicadores precisos, atingíveis por meio de ações concretas dos governos e da sociedade na busca pela solução dos principais problemas da humanidade.
O Instituto GRPCOM, consciente da importância deste compromisso firmado pelo Brasil, procura alinhar suas atividades a cada uma destas metas, pensando no desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente, isto é, do povo paranaense. Neste sentido, oferece este espaço virtual para estimular debates, disseminar notícias locais e regionais relacionadas às metas estabelecidas pela ONU e propiciar o engajamento de todos os interessados em participar de campanhas, ações e projetos sociais que colaborem com os ODM.

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome


Metas: reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza; e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população que sofre de fome.
- Trabalhar nessas metas exige programas de geração de renda, redução da elevada desigualdade entre ricos e pobres e direito à alimentação saudável para todos.

2 - Atingir o ensino básico universal

Meta: garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, de todas as regiões do País, independentemente da cor, raça e sexo, terminem o ensino fundamental.
- Aqui, o esforço é pela melhoria da qualidade do ensino e pela ampliação do número de anos de estudo.

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

Meta: Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino fundamental e médio até 2005.
- A ideia é também combater o preconceito, ampliar as chances das mulheres no mercado de trabalho, com melhores empregos, salário igual ao dos homens para iguais funções e maior participação feminina na política.

4 - Reduzir a mortalidade infantil

Meta: Reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade materna de crianças menores de 5 anos.
- O caminho para reduzir esse número dependerá de muitos e variados meios, recursos, políticas e programas, dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades.

5 - Melhorar a saúde materna

Meta: Reduzir em três quartos, até 2015, a taxa de mortalidade materna.
- Só será atingido com a promoção integral da saúde das mulheres em idade reprodutiva. A presença de pessoal qualificado na hora do parto será o reflexo do desenvolvimento de sistemas integrados de saúde pública.

6 - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças

Metas: Até 2015, deter e começar a reverter a propagação do HIV/AIDS; até 2015, deter e começar a reverter a propagação da malária e outras doenças.
- Dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação e aos meios de prevenção e de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução dessas doenças.

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental

Metas: Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais até 2015; reduzir à metade, até 2015, a proporção da população sem acesso sustentável à água potável segura; até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.
- Desafios: integração dos princípios da sustentabilidade às políticas nacionais; o acesso à água potável e esgotamento sanitário; e a melhoria dos assentamentos precários.

8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Metas: Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam trabalho digno e produtivo aos jovens; em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, especialmente nos setores de informação e comunicação.
- Este objetivo tem a ver com você, diretamente. É um convite para oferecer suas capacidades e conhecimentos em algum projeto para a melhoria da qualidade de vida de sua cidade.

0 comentários:

Postar um comentário