Páginas

domingo, 14 de junho de 2015

Saiba como recuperar nota e virar o jogo a seu favor no próximo semestre

 Para ajudá-los nisso, preparamos um teste que pode mostrar no que é preciso melhorar. Comece marcando um X ao lado das alternativas que batem com o seu comportamento, pelo menos na maior parte do tempo. O número de alternativas marcadas ajuda a ter uma ideia do tamanho do seu problema e a gente te ajuda a resolver. Vamos lá?
1 Não consigo prestar muita atenção no que o professor fala, principalmente nas aulas das matérias chatas. Prefiro ouvir música, desenhar ou tuitar.
2 Meu mal é conversar demais. Não sei como esperar até a hora do intervalo para contar coisas importantes às minhas amigas.
3 Eu até copio as coisas que o professor escreve na lousa. Só que quando chego em casa não consigo entender direito as minhas anotações.
4 Em casa, estudo no meio da galera, com a TV ligada e batendo papo no MSN.
5 Vivo esquecendo as datas de entrega dos trabalhos e, às vezes, até das provas. Também me atrapalho com o material. Levo o livro errado, esqueço a calculadora…
6 Nunca entrei nessa de estudar um pouquinho por dia. Sempre deixo para pegar os livros e o caderno na véspera da prova.
7 Detesto fazer lição. Quando vale nota ou quando sei que o professor vai ver a tarefa, faço rapidinho, geralmente antes de dormir.
8 Tenho vergonha de tirar minhas dúvidas com o professor. Prefiro tentar entender sozinha, em casa, depois da aula. Só que nem sempre eu consigo.

Resultado

Se você assinalou qualquer alternativa de 1 a 4…
Seu problema é a falta de atenção. Quanto mais X, mais cuidado você precisa ter para se manter concentrada. 
Se você assinalou qualquer alternativa de 5 a 8… 
Seu problema é a falta de disciplina. Quanto mais X, mais cuidado você precisa ter com a sua organização para os estudos. 
Se você assinalou uma ou mais alternativas de 1 a 4 e também de 5 a 8… 
Seu problema é a falta de atenção+ a falta de disciplina. Ou seja, você precisa ter mais atenção com a sua concentração e com a organização para os estudos. 

Passagem de volta
Se você deu uma viajada nesse primeiro semestre e agora precisa se recuperar do prejuízo que tomou, a primeira dica é tentar fazer uma coisa de cada vez quando estiver estudando. É até verdade que tem gente que consegue ler e entender tudo o que está escrito num livro ao mesmo tempo em que ouve música. Mas se você fez isso até agora e acabou tirando notas baixas, é sinal de que esse método não funciona pra você. Isso também vale para as conversas com os amigos. Se os seus amigos são ótimos para dar risada e conversar, mas não precisam estudar tanto quanto você até entender aquela matéria que você acha difícil, não tem nada demais arrumar outro colego para revisar com você o conteúdo antes da prova.

Agora, sim!
Para terminar o ano numa boa, a palavra chave é organização. Uma das coisas mais importantes é usar uma agenda para anotar todas as datas importantes e consultá-la todos os dias. Separe algumas horas por dia para fazer a lição, colocar o caderno em ordem, adiantar os trabalhos, rever as matérias… Outra dica é separar o seu material escolar um dia antes, para ter certeza de que não está esquecendo nada. E se você é do tipo que morre de vergonha de interromper a aula para perguntar, descole o e-mail do professor e escreva a sua dúvida logo que chegar em casa. Vale também conversar com a seus amigos, para ver o que foi que eles entenderam. Só não chegue à próxima aula com dúvidas, porque uma aula complementa a outra, e as questões não resolvidas vão se acumular, formando uma bola de neve que pode te prejudicar na hora de arrasar nas provas finais.


0 comentários:

Postar um comentário